sexta-feira, 8 de abril de 2016

ESBOÇOS DE MENSAGENS

ABAIXO ESTAMOS DISPONIBILIZANDO ESBOÇOS
.
Leia antes de utilizar qualquer esboço de sermão

Amados,

Ao contrário de alguns que chegam a ser radicais em suas posições, particularmente não sou contrário que alguém utilize esboços de sermões feitos por uma outra pessoa, contudo alguns cuidados devem ser tomados:

1º ) O que lhe motivou a busca por um esboço pronto? Se foi a pesquisa, a busca por outras opiniões, uma dificuldade momentânea em relação a um tema específico, entre outras, tudo bem, é louvável sua atitude e certamente o Senhor te honrará. Porém se a motivação é preguiça, falta de comunhão, esfriamento espiritual ou coisa parecida, CUIDADO o que você estará levando para o púlpito será apenas “palha”, não alimentará ninguém e também não agradará a Deus.

2º) Com que frequência você elabora seu próprio esboço, ou com que frequência você utiliza esboços prontos? A sua resposta servirá de termômetro para que você perceba até que ponto você esta disposto(a) a ser usado(a) por Deus para este ministério, pois “...se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”(1Tm 3.1), mas também deve estar cônscio da sua responsabilidade e da dedicação que deve empenhar.

3º) Você tenta investigar a origem do conteúdo? Cuidado para não estar levando para sua igreja heresias de algumas seitas. Nem sempre o que dizem por aí tem fundamento bíblico, você já ouviu o dito que diz: “tem gente que lê o texto, sem ver o contexto, para inventar pretexto”? Pois é, antes de utilizar um esboço, verifique se as ideias têm fundamentos bíblicos.

4º) Utiliza integralmente o esboço escolhido? Se sim é bom rever sua atitude, pois toda mensagem/sermão deve está diretamente ligado a necessidade da igreja local e o Espírito Santo de Deus certamente nos orienta a abordar essas necessidades, que dificilmente será plenamente contemplada em um esboço elaborado por outra pessoa que vive em realidade diferente.

5º) Por fim, NÃO ABRA MÃO DE ELABORAR SEUS PRÓPRIOS ESBOÇOS, ainda que não todos, ou ainda que utilizando outros como exemplos e/ou auxílio, lembre-se que esta obra é de Deus e que “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (I Ts. 5.24). BUSQUE A DEUS, ORE, DEDIQUE-SE À LEITURA DA BÍBLIA, se necessário leia livros que lhe auxilie nas áreas de homilética, hermenêutica, exegese, e outros temas de seu interesse e JAMAIS TENTE IMITAR ALGUM PREGADOR FAMOSO OU NÃO, seja você mesmo porque Deus usa quem Ele desejar e você, certamente, é um instrumento de Deus. Sempre que oportuno faça referência que o esboço está baseado no de “fulano” que se encontra no site “tal”.

Estarei disponibilizando alguns esboços meus (Jorgevan), outros de livros e outros que são de domínio público disponíveis na internet.

DEUS O ABENÇOE !!!!

1 - O QUE NOS FAZ ERRAR O ALVO(Doutrinária - Jorgevan)
2 - ACERTANDO O ALVO (Doutrinária - Jorgevan)
3 - DEUS FEZ-SE POR NÓS (Doutinária - Jorgevan)
4 - A CAMINHADA COM CRISTO (Doutrinária/Evangelística - Jorgevan)
7 - A NOSSA FÉ PODE PRODUZIR MILAGRES (Doutrinária - Jorgevan)
.

2 comentários:

  1. Excelentes mensagens, inspiradas por Deus, mesmo sendo soalheira pra falar, mas não posso deixar de reconhecer o vaso que você é. Que o Senhor continue te abençoando. Bjus

    ResponderExcluir