sábado, 16 de abril de 2016

"ROLA BOSTA"

Dinâmica/jogo comunitário: Rola Bosta
.
O "Rola Bosta", é uma dinâmica ou jogo comunitário que serve, também, como lazer ...
.
1. Os participantes são colocados em um semicírculo.
2. É estabelecida uma hierarquia dessas pessoas (por exemplo): na Igreja:[papa, bispo, etc.. até o Rola-Bosta, que é o último]
3. Começa-se assim - O Papa (se utilizarmos a hierarquia da Igreja) dá inicio ao jogo dizendo: "O Papa passou vistoria na Igreja e sentiu falta do Sacristão. A pessoa que está como sacristão levanta-se (por estar num cargo abaixo do Papa) e diz: O Sacristão não falta. Quem falta é o Rola-Bosta...
O Rola-bosta se levanta (por estar abaixo do sacristão) e diz: O rola-bosta não falta, quem falta é o padre. O padre diz (não se levanta, por estar acima do rola-bosta) e diz: "O padre não falta. quem falta é o..." e assim por diante, sempre prestando atenção para tomar cuidado com a hierarquia. Se um membro erra ao se levantar, ou por não se levantar, ou por engasgar, ameaçar levantar, essa pessoa vai imediatamente para o lugar do "Rola-Bosta", o que torna o jogo dinâmico, e que também as pessoas devam memorizar a ordem dos cargos.
O efeito dessa brincadeira, surpreende pois acaba mau-humor e proporciona a necessidade de estarmos atentos para ouvir e falar claramente.
.
Algumas sugestões de hierarquias:
Exército (Marechal, general-do-exercíto, general-de-divisão, general-de-brigada, coronel, tenete-coronel, major, capitão, primeiro-tenente, segundo-tenente, aspirante, subtenente, primeiro-sargento, segundo sergento, terceiro-sargento, cabo, soldado e, acrescenta-se, "rola-bosta"
.
Marinha (Almirante, almirante-de-esquadra, vice-almirante, contra-almirante, capitão-de-mar-e-guerra, capitão-de-fragata, capitão-de-corveta, capitão-tenente, primeiro-tenente, segundo-tenente, guarda-marinha, suboficial, primeiro-sargento, segundo-sargento, terceiro-sargento, cabo, marinheiro.)
.
.

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário