segunda-feira, 30 de maio de 2016

DESPERTA TU QUE DORME

Autora: Vilma Aparecida de Oliveira Pires

PERSONAGENS:ANA
DIRIGENTE OU PASTOR
MISSIONÁRIO
GRUPO DE PESSOAS I
GRUPO DE PESSOAS II
JESUS
NARRADOR
 
CENA I
 
Cenário Igreja (CULTO)

O dirigente vai à frente e se dirige à congregação:
 
Dirigente: - Nós estamos muito felizes em receber aqui, nesta noite, o missionário Jair, que atua como missionário na China. Vou pedir a ele que venha à frente e nos conte um pouco sobre o seu trabalho no campo missionário.
 
Missionário sobe ao púlpito, dá boa noite e começa a falar sobre o seu trabalho. Enquanto isso a personagem Ana, que estará sentada à frente, estará atenta e inquieta durante a fala do missionário.
 
Missionário: - Boa noite igreja! Estou feliz por poder compartilhar com os irmãos um pouco do que Deus tem feito na cidade de Xangai, onde estamos trabalhando, eu e minha esposa Lia. Na China há dois tipos de igrejas: uma é a igreja oficial. Seus pastores são membros do governo comunista; só nestas igrejas podem-se vender Bíblias. Mesmo assim, a venda é limitada a, no máximo, cinco exemplares por pessoa. Além disso, seus pastores não podem falar sobre o sacrifício vicário de Jesus. A outra é a igreja doméstica, chamada também de igreja subterrânea ou clandestina, que não tem a autorização para se reunir. Todo evento, até mesmo uma festa de casamento, não pode ter mais de 20 pessoas reunidas. Para reunir além dessa quantidade, é preciso fazer um registro no escritório do governo. Então, as igrejas domésticas evitam ultrapassar o número de 20 pessoas para não chamar a atenção. Em cidades pequenas, como não há igreja registrada, ninguém tem acesso à Bíblia. Algumas igrejas só possuem três Bíblias.

Então, eles pegam essas Bíblias e distribuem suas páginas entre os irmãos. Às vezes, o pastor escreve os versículos no quadro e os irmãos vão anotando. Mas muitos não sabem escrever. Então eles pedem ao líder para ler os versículos várias vezes a fim de memorizá-los. (O missionário estará no púlpito, então se tiver dificuldade em memorizar tudo, pode-se deixar o texto onde ele possa dar uma olhada)
 
Se a igreja possuir datashow, pode-se colocar um vídeo sobre o país
 
Nosso trabalho é árduo, mas Deus tem nos dado a alegria de ver frutos. Alguém me perguntou como eu, um médico que poderia estar com um consultório montado aqui no Brasil, junto com minha família, fui servir a Cristo num país onde não existe liberdade religiosa, e onde existe tanto pobreza material quanto espiritual. Eu disse que quando Deus chama, não adianta fugirmos como Jonas, porque nosso coração nunca terá paz se não estivermos no centro da vontade de Deus.
 
Ana se contorce no banco inquieta, enquanto o missionário continua:
 
Missionário: Precisamos avançar na obra missionária. Existem milhões de pessoas que morrem todos os dias sem conhecer Jesus! Eu quero pedir a essa jovem aqui à frente...
 
Ana olha para os lados e aponta o dedo para si:
 
Ana: - Eu?!
 
O missionário continua:
 
Missionário: - Sim, você mesmo! Leia por favor, o texto de Ezequiel 22.30
 
Ana: - Ezequiel capítulo 22, versículo 30: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei".
 
Missionário: - Deus está procurando aqueles que desejam se colocar na brecha. Eu quero lançar um desafio a você que está ouvindo Deus te chamar para servir num dos países da janela 10/40, para que venha aqui à frente dizendo Sim, eu quero ser aquele que vai se colocar na brecha. Eu quero ser enviado para ganhar almas para Jesus.
 
Música suave

Ana se levanta e vai à frente. O Pastor faz uma oração agradecendo a Deus, e logo depois Ana e o missionário voltam a sentar. O dirigente ou pastor encerra o culto. Saem os personagens.
 
Fecham-se as cortinas – O cenário muda para gabinete pastoral.
 
Cenário básico com mesinha, 2 cadeiras, alguns livros, telefone...
 
CENA II 
Ana entra e encontra o pastor lendo a Bíblia
 
Ana: - Bom dia pastor! O senhor quer falar comigo?
 
Pastor: - Bom dia Ana! Sente-se. Sim, eu gostaria que falássemos do seu chamado missionário. E aí, agora que terminou a faculdade você já pensou para onde deseja ir como missionária?
 
Ana se remexe na cadeira constrangida e diz:
 
Ana: - Sabe pastor, eu andei pensando sobre o assunto e... (pausa) Não sei se estou bem certa em ir para o campo missionário. Agora que me formei quero montar meu consultório... (pausa). E eu e o André temos pensado em ficarmos noivos...
 
Pastor meio decepcionado diz:
 
Pastor: - Mas eu pensei... (pausa) Você parecia tão decidida quando o missionário Jair esteve aqui...
 
Ana: - É, eu quero ir mas não agora, pastor.
 
Pastor: - Mas Ana... (pausa) tudo bem! A decisão é sua. Bom, era só isso que eu queria falar com você, Ana.
 
Ana se levanta e se despede do pastor
 
Ana: - Então até mais pastor.
 
Enquanto Ana vai saindo o Narrador diz: “ A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse
ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.” Ezequiel 33:7-8
 
FECHAM-SE AS CORTINAS 
CENA III
 
Música suave enquanto o cenário é trocado para uma sala de estar
 
Ana entra com roupa de médico e se joga no sofá, cansada.
 
Ana começa a dormir.
 
Música com acordes trágicos e ambiente com pouca luz, enquanto o grupo de vestes pretas entra em cena (semblantes tristes e maquiagem escura – Estilo gótico). Eles vão entrando aos poucos como se tivessem vendas nos olhos, e fazendo gestos de desespero. Andam sem rumo pelo palco (Os personagens podem também interagir com as pessoas que estão assistindo, pedindo ajuda)
 
Entra o grupo II com vestes brancas. Eles sentam-se no centro do palco e começam a entoar uma música, sem se importar com o grupo de roupas pretas que pede a ajuda deles (Esse momento precisa ser bem dramático, simbolizando a igreja inerte e as almas que precisam ser salvas)
 
Depois de alguns minutos o personagem Jesus - que estará oculto - dirá com voz grave:
 
Jesus: - Ana! O que é que você tem feito? A voz do sangue de milhões que ainda não me conhecem chega até a mim... Eu te chamei para ser aquela que irá se colocar na brecha! Desperta Ana! Cumpra o seu chamado!
 
Ana acorda assustada e se ajoelha no chão chorando e diz:
 
Ana: - Perdão Senhor! Eu quero ir aonde Tu me mandares ir!
 
Encerrando, o promotor de Missões ou o pastor da igreja faz um breve apelo para que a Igreja desperte para a necessidade de cumprir o IDE de Jesus.

REFERÊNCIA:

REACHERS, Sammins; PIRES, Vilma Aparecida de Oliveira. Teatro Missionário: Peças teatrais e jograis sobre Missões e Evangelização para Igrejas evangélicas. Versão Gratuita em PDF, 2013.
.
.

VEJA TAMBÉM 


Nenhum comentário:

Postar um comentário