sábado, 5 de novembro de 2016

O VÍRUS DO ÉDEM



Na véspera do natal dois homens a beira de um rio pescando, discutem sobre um terrível VÍRUS que ronda a terra, e que por desobediência de um homem, o VÍRUS entrou e destruiu o plano traçado pelo criador, contaminando todo o planeta e destruindo muitas vidas.


PERSONAGENS:


JEFRÉSIO, Homem simples e pescador.


MARINALDO, Homem simples, missionário e pescador de almas.
ADÃO, homem criado por DEUS perfeito.


EVA, Mulher criada com uma costela de ADÃO para ser sua companheira.


VÍRUS, Mal em forma de SERPENTE, tentando entrar no paraíso.


CAIM, filho de ADÃO e EVA, era lavrador, homem mal e ingrato com o Criador.


ABEL, filho de ADÃO e EVA, era pastor de ovelhas, homem honesto e temente ao Senhor dando-lhe sempre o primeiro lugar em sua vida.
DEUS, JESUS CRISTO, ANJOS E OVELHAS.


ABERTURA – (Música – foco no proscênio - JEFRÉSIO com uma toca pescando e ouvindo o rádio)

JEFRÉSIO – Que baita peixão é esse sô! Hoje eu te pego pra ceia de natar. Eu vo te pegar, não brinca comigo não ou eu não me chamo...

MARINALDO – JEFRÉSIO!

JEFRÉSIO – Que isso, deu até eco!

MARINALDO – JEFRÉSIO!

JEFRÉSIO – É ocê peixe?

MARINALDO – Sou eu, pescador!

JEFRÉSIO – MARINALDO, que susto ocê me deu homem! Por um momento pensei que ia ficar rico por descobrir um peixe que fala. Senta aqui comigo e seja testemunha do peixe enorme que eu vou pegar pra ceia.

MARINALDO – Tá com tanta fé assim, ou é porque hoje é véspera de natal?

JEFRÉSIO – Nada disso, todo dia é iguá! É tudo pra consumir dinheiro. É que nenhum peixe escapa de minhas mão, e esse peixe inté debochou de mim.

MARINALDO – Debochou, como?

JEFRÉSIO – Esses bichos aparentemente parece...

MARINALDO – Aparentemente parece, o que?

JEFRÉSIO – Parece que não tem cabeça...

MARINALDO – Peixe sem cabeça?

JEFRÉSIO - Teligência, mas depois de anos de pescaria, eu tenho certeza que sabe tudo sobre mim.

MARINALDO – E como você descobriu isso?

JEFRÉSIO – Vou te contá. Outro dia eu tava chateado que não tinha pegado nada, então resolvi irme pra casa, e quando dei de mim e que arrumei tudo e eu tava pronto, então ouvi um assobrio.

MARINALDO – Um assobio?

JEFRÉSIO – Olhei-me para trás e senti um cadafrio.

MARINALDO – Calafrio?

JEFRÉSIO – Também. Preparei-me para lascar brasa.
MARINALDO – Lascar o que?

JEFRÉSIO – Correr! Quando de repente. Pensei comigo em rápida memória, pode ser o peixe me chamando e me dizendo... vortamos.

MARINALDO – Que percepção!

JEFRÉSIO – Que perdição, foi dos peixe, porque nunca tinha pegado tanto. Mudando de assunto,como vão as coisa lá pela igreja?

MARINALDO – Vamos indo como o traçar de Deus.

JEFRÉSIO – Ocê ouviu no rádio sobre o cometa?

MARINALDO – Não, que cometa?

JEFRÉSIO – Onde ocês crentes andam? Não sai de dentro da igreja? Todo mundo sabe disso. Um provável cometa vai passar perto da terra e pode até se chocar e se isso acontecer tudo vai acabar e se por acaso não bater, sairá do cometa um víru, sabe o que é víru né?

MARINALDO – Vírus?

JEFRÉSIO – Pois é. Tô falando Japonês? Esse víru vai contaminar todo o praneta.

MARINALDO – (Rindo) Mas isso já aconteceu?

JEFRÉSIO – Eta homem, então quem tá atrasado so eu?

MARINALDO – Isso aconteceu no jardim do Éden, quando Lúcifer se rebelou contra Deus, ele foi jogado lá de cima como um cometa e por isso o VÍRUS do pecado entrou e contaminou todo o ser humano.

JEFRÉSIO – Mas como foi isso homem?

MARINALDO – É uma linda história de amor de Deus, o criador para o homem, a criatura.

(Começa a contar, música – B.O)

CENA 1 – (Música – Luz - ADÃO sendo criado por Deus)

VOZ EM OFF – (Música) E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E foi assim que DEUS criou o homem, tirado do pó da terra, Ele o criou e deu-lhe vida com um sopro nas suas narinas (O homem fica em pé lentamente) e o fez perfeito para habitar no paraíso. Então fez DEUS cair um sono pesado sobre ADÃO (cai lentamente) e fez a mulher tirada de uma de suas costelas (Música aumenta – aparece a mulher) O homem onversava face a face com DEUS que disse à ele para comer de todas as árvores, menos da árvore do conhecimento do bem
e do mal, porque o dia em que comesse, certamente morreria. Mas o VÍRUS rondava à terra em forma de SERPENTE que tinha patas e era domesticada e num belo dia ...

CENA 2 – (ADÃO e EVA andando pelo paraíso)

ADÃO – Como o Senhor é maravilhoso!
EVA – Adão, como é lindo aquele rio e que perfeição, olha como correm as águas. Senhor, tu és perfeito!
ADÃO – Aquele é o Pisom, que rega o jardim do Éden, e tem muito ouro e a pedra de ônix.
EVA – Olha quantos peixes!
ADÃO – E DEUS fez tudo para nós.
EVA – Os seus olhos brilham quando você fala de Deus.
ADÃO – É por gratidão. Nós não merecemos, mas ele nos ama.
EVA – Não temos como expressar um agradecimento. Mesmo que fizéssemos qualquer coisa, nunca passaria perto.
ADÃO – Mas Ele sabe disso e aceita o nosso agradecimento que é dado de todo coração.
EVA – É o que eu tenho feito sempre. E os outros rios, como se chamam?
ADÃO – Se chamam Giom, Tigre e o Eufrates.
(Música – ADÃO vai até uma parte do palco se afastando de EVA)
DEUS – Adão!
ADÃO – Sim meu Senhor.
DEUS – De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (aparece ao fundo a SERPENTE rodeando o jardim do Éden).

CENA 3 - (O VÍRUS em forma de SERPENTE tenta contaminar EVA)

VÍRUS – Olá EVA, como tem passado?
EVA – Bem e muito feliz.
VÍRUS – Mas poderia estar melhor, se descobrisse um pouco mais além daqui.
EVA – Como assim? Existe algo mais maravilhoso do que esse lugar?
VÍRUS – Claro que existe, mas você não poderá saber.
EVA – E por que não?
VÍRUS – Porque o Criador disse para você e ADÃO nem tocar. (Foco de luz na árvore - Aparece ADÃO e a SERPENTE foge)
EVA – Você está falando da árvore do conhecimento do bem e do mal?
ADÃO – O que tem a árvore EVA?
EVA – Eu estava falando com a ... o ...
ADÃO – Quem?
EVA – Você não viu ninguém?
ADÃO – Quem, se aqui só tem, eu, você e os animais.
EVA – Mas era um ... uma ... esquece.
ADÃO – Venha, vamos dar um passeio do outro lado do jardim.
EVA – Vamos . (sai de cena – Música)

CENA 4 – (A SERPENTE tenta EVA pela segunda vez)

EVA – (Olhando o rio) Que lindo!
VÍRUS – EVA, minha querida!
EVA – Você de novo! Onde estava quando o ADÃO apareceu?
VÍRUS – Por ai . Ele não podia ouvir a nossa conversa.
EVA – E porque não?
VÍRUS – Porque ele se acha superior a você e a mim.
EVA – Superior? como assim?
VÍRUS – Você foi feita de uma de suas costelas e por isso você faz parte dele e não ele de você.
EVA – Mas o meu criador é DEUS.
VÍRUS – Sim, mas o seu dono não! Toque na árvore e entenderá.
EVA – A árvore do conhecimento do bem e do mal?
VÍRUS – Ela mesma.
EVA – O Senhor disse para não tocar, então eu não tocarei.
VÍRUS – Claro que não! Pois o dia em que tocar, você será como Ele, e saberá muito mais do que imaginava saber.
EVA – Eu nunca me atreveria desobedecer a meu criador.
VÍRUS – Na verdade, não faz mal, Ele entenderia. Você será como DEUS e conhecerá o bem e também o mal.
EVA – Como você é astuto!
VÍRUS – Não tenha medo, seja como DEUS é, e será mais feliz. Venha comigo e te darei o fruto e será a grande EVA e não apenas uma criaturinha indefesa e depois de receber, ofereça ao ADÃO e ambos serão muito poderosos. (Música - EVA acompanha a SERPENTE e sai de cena – B.O)

CENA 5 – (Música de suspense - EVA aparece com o fruto e indo até ADÃO come e oferece a seu marido e ambos se envergonharam de estarem nus, se tapando com folhas – Então ouviram a voz do Senhor)

DEUS – Adão, onde estás?
ADÃO – Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e me escondi.
DEUS – Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
ADÃO – A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi.
DEUS – Que é isso que fizeste mulher?
EVA – O ... a SERPENTE me enganou, e eu comi. (Aponta para a SERPENTE ao fundo)
DEUS – Porque fizeste isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. (A SERPENTE começa a cair e se rastejar saindo de
cena) E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Mulher multiplicarei grandemente a dor da tua gestação; em dor darás à luz filhos.
O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Homem, do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porque és pó, e ao pó tornarás. (Foco nas roupas de peles) Agora vistam e saiam do jardim e nunca mais voltem. (Saiu ADÃO e EVA e depois olharam para o jardim desiludidos e com saudades – Música)

CENA 6 – (Foco em JEFRÉSIO e MARINALDO)

JEFRÉSIO – Que coisa rapaz, expulsô assim na lapa, sem dó nem piedade?
MARINALDO – DEUS nunca faz nada sem avisar antes. ADÃO foi avisado, mas não vigiou e veio a queda; Mas DEUS é bondoso e por nos amar nunca nos desampara.
JEFRÉSIO – Como DEUS fez Adão? Ele pegô o barro, se ajoelhou e começou a fazer?
MARINALDO – Isso é um mistério, mas é claro que DEUS não se ajoelhou, Ele tem Todo o Poder e basta uma Palavra e pronto, o maior milagre foi o sopro de vida e isso só Ele pode fazer.
JEFRÉSIO – E o que aconteceu com o cabra do ADÃO depois de expulso?
MARINALDO – Ele começou a trabalhar, coisa que não fazia antes, EVA estava grávida e mesmo assim ADÃO vivia triste e angustiado... (Foco em ADÃO e EVA grávida)
EVA – Como vamos chamá-lo Adão?
ADÃO – Não sei.
EVA – Pensei em tantos nomes, mas preciso saber se vai ser macho ou fêmea.
ADÃO – É.
EVA – Adão, você está bem?
ADÃO – Sim.
EVA – Querido, não viva chateado, fazendo assim você entristece ao Senhor. Nós erramos, mas DEUS continua sendo o mesmo.
ADÃO – É.
EVA – Não gosto de te ver assim.
ADÃO – Tínhamos tudo e agora não temos nada.
EVA – Como não! Vai nascer o nosso filho, e isso vem do Senhor.
ADÃO – Não é a mesma coisa EVA. O meu olhar era diferente do olhar de hoje. O meu sentimento mudou e hoje sinto dores que não sentia antes. Eu estou me matando de trabalhar, senão não comemos.
EVA – Eu sei que erramos, mas aceite o nosso erro e vamos viver do jeito que DEUS estabeleceu.
ADÃO – Estávamos protegidos dentro do jardim, sem doença, sem fome, sem morte. O VÍRUS entrou e nos contaminou e hoje vivemos aqui fora, até um dia voltarmos de onde viemos, do barro.
EVA – Eu sei como se sente, porque também sinto o mesmo. Eu não gostaria que isso tivesse acontecido. Eu me arrependo tanto de ter desobedecido ao Senhor. (Pausa)
ADÃO – Eu estou com saudades de Deus. Sinto a sua falta, de falar face à face com Ele. Nós éramos privilegiados demais.
EVA – Querido, os seus olhos brilharam como daquela vez lá no jardim, e isso não acontecia a muito tempo. Alegre o seu coração, pois sei que DEUS ainda falará contigo, ainda estando aqui na terra.
ADÃO – Eu reconheço que errei e como errei, mas vamos viver como DEUS determinou e sei que um dia o verei de novo, porque foi Ele quem criou todas as coisas e nunca um criador esquece de sua criatura, quando a sua criatura o deseja e o reconhece como o único e verdadeiro Senhor.
EVA – É assim que se fala Adão. (Se abraçam – ADÃO passa a mão na barriga de EVA simbolizando
o nascimento de CAIM e ABEL - Música - B.O)

CENA 7 – (Foco em JEFRÉSIO e MARINALDO no proscênio)

JEFRÉSIO – Fiquei todo arrepriado!
MARINALDO – Depois disso nasceu CAIM e ABEL e por conseqüência do pecado, que entrou pela desobediência do homem, aconteceu a primeira morte aqui na terra. (Música - Foco à esquerda:
CAIM lavrando a terra e no fundo a SERPENTE – Foco à direita: ABEL pastoreando as ovelhas (atores fazendo-se de ovelhas) – trouxe CAIM ao Senhor do fruto da terra a sua oferta e também ABEL dos primogênitos das suas ovelhas. E
aceitou de ABEL a oferta, mas não a oferta de CAIM que irou-se e disse o senhor a CAIM.
DEUS – Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se proceder bem, será aceito. Mas se proceder mal, o pecado está próximo e sobre ti será o seu desejo, mas sobre o seu desejo e o pecado deve dominar. (CAIM começa a lavrar a terra e ABEL cuida das ovelhas – CAIM é tentado pela SERPENTE)
SERPENTE – Ele te odeia e se acha melhor que você.
CAIM – Eu sou melhor do que ele.
SERPENTE – O criador não gosta de você e sempre dará a preferência para ABEL.
CAIM – Eu o odeio, preciso me livrar dele.
SERPENTE – E por que não se livra de uma vez por todas. (CAIM olha para o céu) Não olhe para Ele, ele não gosta de você. Tá com medo?
CAIM – ABEL!
ABEL – O que deseja?
CAIM – Venha até o campo.
ABEL – O que quer aqui no campo?
CAIM – Senta ai. Por que Ele aceitou a sua oferta e a minha não?
ABEL – Porque eu dei o melhor para Deus.
CAIM – Eu dei o que devia dar e pronto.
ABEL – DEUS merece a melhor oferta, as primícias de nossas vidas, porque Ele nos dá também o melhor, e isso é gratidão.
CAIM – Você parece o bobo do pai falando.
ABEL – Respeite, ele é nosso pai. DEUS não tem se agradado de você por ser arrogante e desrespeitoso.
CAIM – Eu sou melhor do que você e mais velho e não tenho que escutar isso.
ABEL – Seja mais humilde e fiel à DEUS e terá uma vida tranqüila com o Senhor.
CAIM – Cala essa boca, eu sou melhor do que você e ninguém manda em mim. (Bate com a ferramenta que lavrava a terra e mata ABEL
- Música de suspense – CAIM olha para cima e abaixando a cabeça sai correndo – a SERPENTE olha ao fundo – Música aumenta - B.O)

CENA 8 – ( Foco em CAIM lavrando a terra)

DEUS – Onde está ABEL, teu irmão?
CAIM – Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?
DEUS – Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. Agora maldito és desde a terra, que abriu a sua boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão.
(Música - CAIM sai errante pela terra - sai pelo meio do público – B.O)

CENA 9 – (Foco esquerdo em MARINALDO e JEFRÉSIO<)

JEFRÉSIO – Parece que eu vejo tudo o que você diz.
MARINALDO – O melhor está para acontecer.
JEFRÉSIO – (Pega um peixinho) Já aconteceu, e é dos grandes! (Olha e se decepciona) Veio o filho.
MARINALDO – Veio o Filho, como esse peixinho, mas se tornou grande em graça e sabedoria e virá de novo. Olha aqui, não se decepcione, a vida tem altos e baixos, mas quando se está com o Senhor, estamos protegidos de todos os tipos de ataques. Agora é hora de você fazer como Pedro, e ser pescador de homens pregando a palavra de Deus.
JEFRÉSIO – Ocê tem razão. Eu até confio em Deus, mas fico o tempo todo parado sem fazer nada e venho aqui pra pescar, mas no fundo eu queria ser como ocê e andar por ai fazendo algo de verdade.
MARINALDO – Então disse DEUS a SERPENTE (Aparece a SERPENTE no meio do palco) E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Aparece Jesus no centro de uma redoma de vidro ou acrílico azul iluminado com refletores de baixo para cima e fumaça)

JESUS - O que semeia a boa semente é o filho do homem. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno, e o inimigo que o semeou é o diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, (aparecem anjos e jogam a vaidade, inveja, egoísmo, malícia, traição, orgulho, etc, na
fornalha abaixo do palco) e eles colherão do seu reino tudo o que causa pecado, e todos os que cometem iniquidade. E os lançarão na fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (B.O)

NARRAÇÃO/MARINALDO – (Todos ficam em linha e marchando no mesmo lugar batendo com os pés no chão) Por causa da desobediência de um homem, o VÍRUS do pecado entrou e com isso a morte. Sejamos obedientes ao Senhor para que o pecado não prevaleça em nossas vidas. Porque em breve, o DEUS da paz esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. (Jesus vindo em direção a SERPENTE , que fica paralisada e pisa em sua cabeça – Dois anjos pegam a SERPENTE e joga no lago que arde com fogo e enxofre)

JESUS – (Entra um batalhão de anjos marchando e rodeia toda a congregação) Sejamos fiéis, (Todos os anjos de joelhos) fidelidade no andar, fidelidade no falar, no olhar e no agir, amem o próximo ainda mais do que tem amado, eis que estou à porta e em breve virei buscá-los. Os meus anjos acampam ao redor daqueles que me temem e os livra de todos os males. (Todos se levantam e marcham) A iniquidade aumentou e o amor de muitos esfriaram, vigiai e orai e sabei que Eu sou Deus.

(Música aumenta – B.O)


Autores: 
Copyright: Ministério - Atores de Cristo - 



Nenhum comentário:

Postar um comentário